Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (79 votos)




ONLINE
2


Partilhe esta Página



http://www.cristinapolis.no.comunidades.net/

http://www.batistafiladelfia.no.comunidades.net/


Apresentação do Município
Apresentação do Município

APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO

Cristinápolis foi chamada de Chapada, recebeu o nome de Cristina, em homenagem à Imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina. Mas depois passou a ser chamado em definitivo de Cristinápolis.

As terras que viriam a ser um dos mais importantes municípios da região sul de Sergipe foram encontradas pelos invasores europeus logo após 1500. Uma povoação se formou e se fixou no planalto, entre os rios Urubas de Cima e Urubas de Baixo.

A povoação começou por volta de 1575, com os índios que fugiam do avanço sanguinário dos europeus. Foi uma espécie de mocambo. Os gentios (indígenas) saíam de Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba. Todos se refugiavam na povoação Chapada. Nessa época os índios ou morriam nos massacres ou eram escravizados.

Atrás dos índios e antes dos exploradores, vinham os padres da Companhia de Jesus. Alguns deles se deslocavam da freguesia do Espírito Santo, hoje Indiaroba, e outros de Tomar do Geru. Tinham acesso livre na "Chapada", uma aldeia que crescia muito, e lá construíram uma capela sob a invocação de São Francisco de Assis.

Assim a povoação ficou isolada do elemento branco por muitos anos, que foi chegando timidamente na região. O Governo Provinciano criou uma subdelegacia na Chapada na segunda metade do século XIX para prevenir atentados na região, e em 1849 já havia uma escola primária no local. Em 12 de abril de 1878 o local evoluiu para 'Freguesia da Chapada de São Francisco de Assis' por meio de resolução provincial.

Só em 04 de março de 1882, por meio de lei provincial, o povoado Chapada foi elevado à categoria de "Vila Cristina" (homenagem à Imperatriz brasileira, D. Tereza Cristina), desmembrado do município de Espírito Santo (Indiaroba). Em 31 de dezembro de 1943, Vila Cristina foi elevada à categoria de município, e em 07 de dezembro de 1944 foi rebatizada de "Cristinápolis".

Possui uma população de 18.181 habitantes de acordo com dados do IBGE. Sua área geográfica é de 253.867 Km2 e possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,533, que é considerado médio. Hoje temos em torno 14 Igrejas Evangélicas, 1 Igreja Católica Apostólica Romana e diversas outras religiões.

 Economicamente a principal base econômica é a citricultura, produzindo laranja, tangerina e limão. Tal atividade é responsável por 75% da renda do município. Outras produções importantes são milho, mandioca, maracujá e manga; além da avicultura de galináceos, e da pecuária de bovinos, suínos e ovinos.