1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE GESTÃO DO TRABALHADO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1ª CMGTES
RESOLUÇÃO Nº 01/2024 DO CMSC DE 23 DE JANEIRO DE 2024.
DECRETO Nº 049 /2024 DE 05 DE FEVEREIRO DE 2024
05 de Março de 2024 na E.M.E.I - Pré-Escolar Prefeito Leônidas de Oliveira Santos a Praça Governador João Alves Filho s/n - Centro - Cristinápolis – Sergipe,
das 07h00 às 17h00
ESTRUTURA DA 1ª CMGTES
SANDRO DE JESUS SANTOS
Prefeito Municipal de Cristinápolis/SE
JOSÉ MENEZES LIMA
Vice-Prefeito Municipal de Cristinápolis/SE
Presidente da 1ª CMGTES
TATIANA DE ASSIS SOARES - Secretária Municipal da Saúde.
Coordenador Geral 1ª CMGTES
WEDSON MARANATA FERREIRA DOS SANTOS
Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis.
Coordenação Adjunta 1ª CMGTES
MICAELLY VÍTOR DE ARAÚJO
Vice Presidente e Coordenadora do NASF Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias
Comitê Executivo
WEDSON MARANATA FERREIRA DOS SANTOS - Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis;
MÉRCIA SILVEIRA GUIMARAES, Coordenadora de Atenção;
ALSILENE SANTANA MACIEL - Coordenadora de Vigilância Epidemiológica;
ANDREIA JAQUELINE DA SILVA –Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis;
Jorge Dantas - Coordenador do Controle de ZOONOSE / ENDEMIAS;
Micaelly Vitor - Coordenadora NASF AB;
JOSEFA JOSINETE DE JESUS SANTOS - Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis;
MARIA DAS GRAÇAS MATOS FREIRE - Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis;
LEANDRO OLIVEIRA FONTES - Secretário Municipal de Transporte;
WENISSON ARAUJO DE JESUS, Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.
Relatoria geral e relatoria adjunta
MARIA DAS GRAÇAS MATOS FREIRE -VALDIVINO DOS SANTOS OLIVEIRA - MILLENE MACIEL SANTOS - DOMINGAS BISPO DOS SANTOS.
Coordenação de comunicação e acessibilidade e coordenação
adjunta de comunicação e acessibilidade
MICHELY DE SANTANA, ASCOM - JOSÉ RENISSON S. SANTOS, ASCOM - WILLYANNE SILVA DOS SANTOS, CMSC - JOSÉ FABIO COSTA DOS SANTOS, CMSC - PASTOR LUCIANO MACEDO, OUVIDORIA MUNICIPAL DE CRISTINÁPOLIS - EDSON MAX SANTOS DA SILVA, ASCOM.
Coordenação de mobilização e articulação e coordenação
adjunta de mobilização e articulação
IVONETE DE JESUS SANTANA OLIVEIRA, CMSC - VALDECI OLIVEIRA DOS SANTOS, CMSC - JORGE DANTAS, Coordenador do Controle de ZOONOSE / ENDEMIAS - MÉRCIA SILVEIRA GUIMARAES, Coordenadora de Atenção Básica – JOILSON, Diretor do setor de transporte - ALANA MAYARA DE S. MENDES, SMS.
Coordenação de infraestrutura e acessibilidade e coordenação
adjunta de infraestrutura e acessibilidade
LEANDRO OLIVEIRA FONTES, Secretário Municipal de Transporte - WENISSON ARAUJO DE JESUS, Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.
Coordenação de arte, cultura e educação popular em saúde e coordenação
adjunta de arte, cultura e educação popular em saúde
PASTOR JOSÉ GEOVANE GÓES, CMSC - MARINEIDE SANTOS, Secretária Municipal de Cultura.
Comissões Temáticas
VALDIVINO DOS SANTOS OLIVEIRA, CMSC - ANDREIA JAQUELINE DA SILVA, CMSC - IRACI DANTAS DOS SANTOS, CMSC - PRISCILLA DAIANA FIGUEIREDO SOUZA, CMSC.
Comitê Executivo
WEDSON MARANATA FERREIRA DOS SANTOS, Presidente do CMSC - MÉRCIA SILVEIRA GUIMARAES, Coordenadora de Atenção Básica - ALSILENE SANTANA MACIEL, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica - ANDREIA JAQUELINE DA SILVA, CMSC - JORGE DANTAS, Coordenador do Controle de ZOONOSE / ENDEMIAS MICAELLY VITOR, Coordenadora NASF AB - JOSEFA JOSINETE DE JESUS SANTOS, CMSC - MARIA DAS GRAÇAS MATOS FREIRE, CMSC - LEANDRO OLIVEIRA FONTES, Secretário Municipal de Transporte - WENISSON ARAUJO DE JESUS, Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.
APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO
Cristinápolis foi chamada de Chapada, recebeu o nome de Cristina, em homenagem à Imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina. Mas depois passou a ser chamado em definitivo de Cristinápolis.
As terras que viriam a ser um dos mais importantes municípios da região sul de Sergipe foram encontradas pelos invasores europeus logo após 1500. Uma povoação se formou e se fixou no planalto, entre os rios Urubas de Cima e Urubas de Baixo.
A povoação começou por volta de 1575, com os índios que fugiam do avanço sanguinário dos europeus. Foi uma espécie de mocambo. Os gentios (indígenas) saíam de Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba. Todos se refugiavam na povoação Chapada. Nessa época os índios ou morriam nos massacres ou eram escravizados.
Atrás dos índios e antes dos exploradores, vinham os padres da Companhia de Jesus. Alguns deles se deslocavam da freguesia do Espírito Santo, hoje Indiaroba, e outros de Tomar do Geru. Tinham acesso livre na "Chapada", uma aldeia que crescia muito, e lá construíram uma capela sob a invocação de São Francisco de Assis.
Assim a povoação ficou isolada do elemento branco por muitos anos, que foi chegando timidamente na região. O Governo Provinciano criou uma subdelegacia na Chapada na segunda metade do século XIX para prevenir atentados na região, e em 1849 já havia uma escola primária no local. Em 12 de abril de 1878 o local evoluiu para 'Freguesia da Chapada de São Francisco de Assis' por meio de resolução provincial.
Só em 04 de março de 1882, por meio de lei provincial, o povoado Chapada foi elevado à categoria de "Vila Cristina" (homenagem à Imperatriz brasileira, D. Tereza Cristina), desmembrado do município de Espírito Santo (Indiaroba). Em 31 de dezembro de 1943, Vila Cristina foi elevada à categoria de município, e em 07 de dezembro de 1944 foi rebatizada de "Cristinápolis".
Possui uma população de 18.181 habitantes de acordo com dados do IBGE. Sua área geográfica é de 253.867 Km2 e possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,533, que é considerado médio. Hoje temos em torno 14 Igrejas Evangélicas, 1 Igreja Católica Apostólica Romana e diversas outras religiões.
Economicamente a principal base econômica é a citricultura, produzindo laranja, tangerina e limão. Tal atividade é responsável por 75% da renda do município. Outras produções importantes são milho, mandioca, maracujá e manga; além da avicultura de galináceos, e da pecuária de bovinos, suínos e ovinos.
APRESENTAÇÃO DA CONFERÊNCIA
As Conferências de Saúde são, junto aos Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Elas podem ser definidas por um amplo fórum de debates que conta com a participação de diferentes representantes da sociedade civil e do governo, sempre com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública. A partir desses eventos, é possível proporcionar mais qualidade de vida para toda a população e mais condições para o desenvolvimento social.
Ou seja, as Conferência de Saúde são espaços de diagnóstico e debate que objetivam orientar o início do planejamento plurianual da gestão, em todas as esferas de governo. Nos municípios, as conferências são momentos decisivos para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde locais, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes no território.
É nas Conferências de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazos para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual, distrital e nacional. Após a realização das conferências, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde municipal, estadual, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.
A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalhado e Educação em Saúde de Cristinápolis/SE - 1ª CMGTES 2024, convocada pelo Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis, Pastor Wedson Maranata Ferreira dos Santos, sob as Resoluções nº 01/2024 do CMSC de 23 de Janeiro de 2024 e homologada pela Secretária da Saúde, Drª. Tatiana de Assis Soares em 02 de Fevereiro de 2024 e decretada pelo Prefeito Municipal, Ilm.º. Sr. Sandro de Jesus dos Santos sob Decreto Municipal n.º 049/2024 de 05/02/2024.
07H30 |
Acolhimento e Credenciamento |
08H30 09H00 |
1º -Musicoterapia, Viviane Dantas 2º -Café da manhã 3º -Composição da mesa: *Secretária Municipal de Saúde Cristinápolis e 1ª Dama, Ilmª Drª Tatiana A. Soares; *Coordenador Geral desta Conferência e Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis, Pastor Wedson Maranata; * Diretora da ASCOM do Município de Cristinápolis, Michely De Santana; *Vereador do Município de Cristinápolis Marcos Porto (Marquinhos); *Supervisor da Ozonteck, Apostolo Marcelo Ferreira dos Santos *Ouvidor do Município de Cristinápolis, Pastor e Representante da OPES – Ordem dos Pastores Evangélicos do Estado de Sergipe, Luciano Macedo; *Coordenadora do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste, Núbia Santana; *Secretário Municipal de Transporte, Leandro Oliveira Fontes; *Representante dos Médicos do PSF, Dr. Lucas Tadeu; *Representando todos os Municípios Convidados, Ubiracy Suasuna; *Representando todos os Trabalhadores, Dona Ana Cruz; *Coordenadora de Atenção Básica, Mércia Silveira Guimaraes;
4º -Oração, Ouvidor Municipal e Representante da OPES – Ordem dos Pastores Evangélicos do Estado de Sergipe, Pr. Luciano Macedo.
5º - Registro da presença dos Municípios: Aracaju – Indiaroba – Umbaúba – Riachão 6º -Abertura: Pr. Wedson Maranata 7º -Pronunciamento da mesa: a) Secretária Municipal de Cristinápolis, Drª Tatiana A. Soares; b) Coordenadora do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste, Núbia Santana; c) Representando todos os Municípios Convidados, Ubiracy Suasuna; d) Representando todos os Trabalhadores, Dona Ana Cruz; e) Representante do CES – Conselho Estadual de Saúde de Sergipe foi convidado pelo oficio de nº 014/2024, mas não compareceu. 10º -Entrega (4ª edição dos Prêmios José Íris Cotias: DOMINGAS BISPO DOS SANTOS PRISCILLA DAIANA FIGUEIREDO SOUZA - IVONETE DE JESUS SANTANA OLIVEIRA Prêmios Maranata: VALDIVINO DOS SANTOS OLIVEIRA MARIA DAS GRAÇAS MATOS FREIRE WEDSON MARANATA F. DOS SANTOS Desfazimento da mesa. |
10H00 |
COFFEE BREAK |
10H20 |
Leitura e Aprovação do Regulamento |
|
Palestra sobre Ozonioterapia – Marcelo Ferreira |
11H40 |
Palestra Central – Dr. Saulo Correa Matos |
|
Esclarecimento sobre o EIXO I – Conselheira/Aracaju Núbia Santana |
|
Esclarecimento sobre o EIXO II – Conselheira/Umbaúba Ana Acácia |
|
Esclarecimento sobre o EIXO III – Conselheiro/Aracaju Ubiracy Suasuna |
12H10 |
COFFEE BREAK |
13H40 |
Exposição dos EIXOS I, II, III e IV estruturação/criação de propostas |
15H00 |
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS |
16H00 |
Eleição dos Delegados |
17H00 |
ENCERRAMENTO |