CREDENCIAMENTO E PLENÁRIA DE ABERTURA
A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalhado e Educação em Saúde de Cristinápolis/SE foi realizada na E.M.E.F-Pré-Escolar Prefeito Leônidas de Oliveira Santos a Praça Governador João Alves Filho s/n - Centro - Cristinápolis – Sergipe, das 08h00 às 17h00 com a participação de 125 pessoas, sendo que apenas 105 pessoas fizeram inscrições, entre delegados e convidados.
O credenciamento iniciou-se as 08:01min e concomitantemente foi servido um café da manhã. Em seguida, às 09h10 a Mestre de Cerimônia, Viviane Dantas ressaltando a importância da Conferência para o Controle Social e ofereceu um período de musicoterapia e em seguida deu início a composição de mesa com autoridades. Seguida das homenagens aos destaques na área da saúde com os “Prêmios José Iris Cotias e o Prêmios Maranata”
O Presidente do CMSC, Pastor Wedson Maranata fez abertura explicando que: O Prêmios José Iris Cotias: Foi idealizado pela ex-Presidente do CMSC, Solange da Gama Pinheiro, atual presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades – ACLH e se destina para os profissionais destaque da área da saúde.
Já o Prêmios Maranata é a maior condecoração do CMSC - Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis. Ele é outorgado aos integrante do Conselho de Saúde e/ou a todos voluntario que contribuiu com a saúde, mesmo sem fazer parte do quadro de funcionários da secretária Municipal de Saúde de Cristinápolis que se distinga de maneira notável, por bravura e coragem.
Logo após, o Regulamento foi apreciado e APROVADO por unanimidade.
ABERTURA SOLENE
A abertura solene foi iniciada às 08h00 com o acolhimento e credenciamento, a mesa foi composta por Secretária Municipal da Saúde, Drª. TATIANA DE ASSIS SOARES - Presidente do CMSC, Pr. WEDSON MARANATA FERREIRA DOS SANTOS - Coordenadora do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste e Presidente do Conselho Municipal de Aracaju, Nubia Santana Bispo - Representante dos Municípios; Aracaju – Indiaroba – Umbaúba – Riachão e membro do Conselho Municipal de Aracaju , Ubiracy Suassuna Ferreira - Representante do PSF, Dr. Saulo Correia Matos - Secretário Municipal de Transporte de Cristinápolis, Leandro Fontes - Secretária Municipal de Cultura de Cristinápolis, Marineide Santos - Coordenadora do PSF, Mércia Silveira Guimarães – Supervisor da Ozonteck, Apostolo Marcelo Ferreira – Representante da OPES – Ordem dos Pastores Evangélicos do Estado de Sergipe e Ouvidor Municipal, Pastor Luciano Macedo – Secretário Adjunto Municipal de Saúde José Gilliard de Jesus – Assessora Técnica de Planejamento da Saúde, Ana Cruz de Andrade.
O Presidente do CMSC, WEDSON MARANATA F. DOS SANTOS abriu oficialmente a Conferência saudando aos presentes e em seguida convida o ouvidor do Município, Pastor Luciano Macedo para fazer uma oração.
Ainda com a palavra o Pastor Wedson Maranata diz que mais uma vez a cidade de Cristinápolis sai na frente, sendo o primeiro município a sedear a 1ª CMGTES 2024, pra nós enquanto controle social ficamos muito satisfeito, não só pela aceitação do público, mas também pela grande contribuição da Gestão.
Em seguida com o uso da palavra a Secretária Municipal da Saúde, Drª. TATIANA DE ASSIS SOARES que cumprimentou a todos na pessoa do Ouvidor do Município de Cristinápolis, Pastor Luciano, que está sempre presente nos eventos trazendo um pouco de Deus e justificou a ausência do Prefeito Sandro de Jesus e seu vice José Menezes que se deu por conta de algumas audiências. Continuou saldando todos os guerreiros colaboradores da saúde, agradeceu todos os secretários e adjuntos presente, que é a segunda mão como é o caso do secretário de transporte, Leandro.
A Gestora ainda parabenizou o Dr. Saulo pelos momentos de guerras e pelos momentos de glórias, agradeceu ainda a Coordenadora do PSF, Mércia pela grande Mulher que é, e de igual modo a Dr. Joane Doutor pelo excelente trabalho à frente da coordenação da saúde bocal.
Ainda com a palavra a gestora diz que: Realização da 1ª CMGTES 2024 visa em fazer o melhor para a população. Logo pediu aplausos para o seu batalhão que são os Agentes Comunitário de Saúde e os de Ademias.
E não parou por ai. Agradeceu ao Pastor Maranata, Presidente do CMSC e frisou que vira e volta a sempre um choque entre os dois, mas sempre parceiros, buscando o melhor para o povo de Cristinápolis. E agradeceu ainda pela parceria, pelas indicações, por reeducar, por cobrar.
E explicou ainda que a Clínica 24 hora, Maria Dantas de Carvalho está em processo de reforma e em breve será todas as UBS, tudo isso para dar um melhor apoio, haja vista que os 1º anos foi pensando em dar prioridade ao povo e se já chegamos a esse embalo positivo, então chegou a hora de melhorar os locais de trabalho.
A Gestora Drª Tatiana Soares, finalizou declarando que acredita em uma saúde humanizada para o povo, ninguém bate à porta do SUS porque quer bater, e sim porque só tem como sua única alternativa o SUS, então que sejamos o melhor SUS.
Dando sequência Nubia Santana, Coordenadora Geral do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste e Presidente do CMS – Conselho Municipal de Aracaju, saudou a mesa na pessoa da Coordenadora do PSF, Mércia, logo parabenizou o Município de Cristinápolis/SE por ser o primeiro município a realizar a 1ª CMGTES.
A Coordenadora do FÓRUM ainda diz que: Conferencia vem de conferir e que esse momento é de conferir coo estamos e que só evoluímos quando paramos para ouvir a todos.
Dona Núbia declarou que com a Gestão que Cristinápolis tem, não haverá problemas com as propostas e que é preciso todos terem consciência e darem as mãos, e que muitas das vezes é necessário fazer propostas que cheguem a nível Nacional para ajudar a Gestão municipal a trabalhar melhor e a convite do Presidente do CMSC, deu posse a Conselheira Willyanne Silva dos Santos como membro do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste-CMS de Cristinápolis.
Logo mais Ubiracy Suasuna Coordenador de relatoria do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste e Membro do CMS de Aracaju, saúda a mesa em nome da Secretária de Saúde e frisa que a temática da Conferência é nova para muitos, mas sem dúvidas aborda a democracia.
Um profissional bem remunerado, bem cuidado, bem tratado reflete isso nos pacientes e que é muito grato pelo Pastor Maranata e todos. O SUS só existe porque houve muitas lutas, derramamento de sangue para que estivermos aqui exercendo a Democracia.
Dando início as palestras com o uso da palavra o Supervisor da Ozonteck, Apóstolo Marcelo Ferreira dos Santos com o tema Ozonioterapia seguido da fala sobre a definição e importância dessa técnica com exemplos sobre o raio de ação e as contraindicações que são 0%.
O Pastor Wedson Maranata, parabenizou a Doutora TATIANA DE ASSIS SOARES, Secretária Municipal da Saúde, aos Conselheiros e Comissões e que durante a 1ª CMGTES, o CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE, entregaria a 4ª edição dos PRÊMIOS MARANATA E VEREADOR JOSÉ IRIS COTIAS (Essas homenagens são entregues pelo CMSC.
Considerado pelo Conselho Municipal de Saúde de Cristinápolis (CMSC) a maior comenda por ser outorgado aos exclusivamente aos integrantes do Conselho de Saúde e a todos voluntario, mesmo sem fazer parte do quadro de funcionários da secretária Municipal de Saúde de Cristinápolis que se distinga de maneira notável, por bravura e coragem. Sempre entregue durante as Conferências Municipais - Criado pelo Atual Presidente em 2019, Pastor Wedson Maranata Ferreira dos Santos.) e o Prêmio JOSÉ IRIS COTIAS (Essa homenagem é entregue pelo CMSC, aos funcionário da Saúde, em reconhecimento aos seus esforços - Criado pela ex-presidente, Solange da Gama Pinheiro).
Uma breve pausa para um fantástico coffee break, com 900 salgadinhos diversos, 10 bolos diversos, 30 refrigerantes de 2l, 05 fardos de água, além do café e água de coco e um som de excelente qualidade.
PROPOSTAS APROVADAS
1º EIXO – DEMOCRACIA, CONTROLE SOCIAL E O DESAFIO DA EQUIDADE NA GESTÃO PARTICIPATIVA DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1 - Comissão de Educação Permanente do trabalhador da saúde, visando avaliar e monitorar a política de saúde já implementada com participação do Conselho Municipal da Saúde.
2 – Criação de comitê de avaliação e monitoramento com a participação da sociedade.
3 – Garantir a realização de concursos público possibilitando a efetivação da atividade dos profissionais de saúde com a garantia de confinanciamento federal.
4 – Instituir no currículo escolar a importância da mobilização estudantil para o fortalecimento do serviço e gestão do SUS.
2º EIXO - TRABALHO DIGNO, DECENTE, SEGURO, HUMANIZADO, EQUÂNIME E DEMOCRÁTICO NO SUS: UMA AGENDA ESTRATÉGICA PARA O FUTURO DO BRASIL O SUBEIXO
1 – Portaria Municipal regulamentando Decreto 11.798, garantindo a mesa de negociação, comitê de equidade gestão participativa.
2 – Implementar através do Legislativo municipal e Estadual decreto com as comissões legislativo.
3 – Reestruturar as equipes de saúde da família na Escola usando as ferramentas tecnológicas como suporte.
4 - Garantir aos trabalhadores o acesso a qualificação de forma permanente, atendendo as necessidades a nível municipal, estadual e federal, como parte permanente da política de saúde.
5 – Implementar através do Programa Saúde na Escola, uso da tecnologia e inteligência artificial nos três níveis governamentais.
6 – Garantir a efetivação do plano de carreira, cargo e salário dos profissionais da saúde a nível Municipal e Estadual.
3º EIXO - EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA PRODUÇÃO DA SAÚDE E DO CUIDADO DAS PESSOAS QUE FAZEM O SUS ACONTECER: A SAÚDE DA DEMOCRACIA PARA A DEMOCRACIA DA SAÚDE
1 - Garantir e assegurar a participação de todos os trabalhadores no espaços de educação permanente
2 - Cria Secretária Estadual de Gestão do Trabalho e Educação.
4 - Implementar Escolas Regionais de Educação em Saúde em todas as Regiões do Estado.
3 – Assegurar aos trabalhadores da saúde, construção de conhecimento que possam ser compartilhados e que promovam transformação da realidade vivenciada em seus trabalhos na pós graduação e mestrado, sendo garantido nas universidades federais.