APRESENTAÇÃO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CRISTINÁPOLIS/SERGIPE
A Conferência de Saúde é, junto ao Conselho Municipal da Saúde na cidade de Cristinápolis, é o principal espaço democrático de construção de políticas de saúde no país Estado Sergipano, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Elas podem ser definidas por um amplo fórum de debates que conta com a participação de diferentes representantes da sociedade civil e do governo, sempre com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública. A partir desses eventos, é possível proporcionar mais qualidade de vida para toda a população e mais condições para o desenvolvimento social.
Ou seja, a Conferência de Saúde é um espaços de diagnóstico e debate que objetiva orientar o início do planejamento plurianual da Secretaria Municipal de Saúde de Cristinápolis/SE.
É na Conferência de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazos para o desenvolvimento da saúde pública municipal. Após a realização da conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, devem ser incorporadas no Plano de Saúde municipal.
A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRISTINÁPOLIS (5 COMSAC), convocada pelo Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Cristinápolis, Pastor Wedson Maranata F. dos Santos, pela Resolução CMSC nº 020 de 25 de outubro de 2022, publicada e Resolução CMSC nº 01 de 26 de Janeiro de 2023, PRORROGA A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRISTINÁPOLIS – COMSAC, para os dias 21 e 28 de Março de 2023, Decreto Municipal n.º 61/2023 de 15/03/2023 do Diário Oficial da Cidade de Cristinápolis/SE em 15/03/2023, pag:2 edição nº 707, tem por objetivos: